quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Soluções simples para assuntos complexos

Há os que dizem que tudo é relativamente simples que a mente humana é que complica. E há os que afirmam que as coisas são bastante complexas e que requer um pensamento complexo para compreender a complexidade da vida.

Eu entendo que a vida é o que é na sua simplicidade e complexidade.

Se as energias que saem de nós na direção do mundo fossem visíveis como fios seria possível compreender a complexidade da vida e se fosse possível enxergar o potencial da energia que nos une a uma outra pessoa, assim como percebemos a bateria de um celular, por exemplo, compreenderíamos a simplicidade da vida.

Tanto os complexistas da vida quanto os simplistas estão certos, porque há situações em que tudo pode ser muito simples, assim como há situações em que é preciso levar em consideração a complexidade das coisas, dado a infinidade de fatores que o influenciam.

É por isso em algumas situações resolver tal questão torna-se muito difícil ou exigente, porque diversos fatores estão influenciado direta ou indiretamente aquele assunto. A separação de um casal é um exemplo de questão em que isso ocorre e por isso torna-se complexo.


A complexidade não é sinônimo de complicado, mas sim de um imbricado de multirreferencialidades. A beleza da relação é interagir de forma simples levando em conta a complexidade e multirreferencialidade que comporta cada questão, porque não vamos ser simplistas de acreditar que tudo é igual no universo ou complexistas de ingenuamente acreditar que tudo é um emaranhado de energias. A particularidade de cada coisa é que dá a beleza do todo e participar desta beleza de essência para essência é tão simples, tão simples, que dá vontade de rir muito do quanto desperdiçamos com dramas e sofrimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário Amorosamente Presente