domingo, 12 de outubro de 2008

Resumo da minha monografia intitulada "Estar Amorosamente Presente: uma mudança de paradigma metodológico"

O presente trabalho tem como objeto de estudo a prática docente no ensino superior contextualizando aspectos concernentes a perspectivas históricas e atuais. Tem como objetivo principal analisar como a cultura do Estar Amorosamente Presente pode promover a mudança de paradigma metodológico na prática do ensino superior. Tal cultura tem sua concepção na ação de entrega, envolvimento, empatia e comprometimento, enfim, consciência de si e do outro. Para tal intento, procedeu-se uma análise do cenário do ensino superior através das perspectivas históricas, educacionais, do educador e do educando, discutindo-se, em seguida, as competências do docente do ensino superior sob a ótica das abordagens metodológicas, a saber: tradicional, tecnicista e crítico social dos conteúdos e, por fim, caracterizando a cultura do Estar Amorosamente Presente e a mudança do paradigma metodológico no ensino superior. O caminho metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica que se desenvolveu ao longo de uma série de etapas. A motivação para tal estudo partiu do nosso desencanto com a educação na vivência que tivemos no ensino superior, graduação, e o atual reencanto com a pós-graduação em Consciência e Educação. Pretendeu-se, assim, conduzir o estudo através de um tema pouco explorado que é a questão do Estar Amorosamente Presente no ensino superior, como uma nova cultura, um novo paradigma, indicando algumas categorias fundantes da educação, que possam apresentar contribuições e subsídios para a prática docente neste nível de educação superior, sustentando novos caminhos metodológicos que configurem práticas mais significativas. Como sugestão para enfrentar tamanho desafio, sugere-se a reflexão contínua do educador sobre sua prática, educar a partir de valores e da criatividade, enfim, superar a dialética das abordagens metodológicas e dar uma conotação interdisciplinar e transdisciplinar à sua prática que deve ser continuamente renovada através da formação contínua.

Palavras-chaves: Ensino superior. Abordagem metodológica. Amorosidade.

4 comentários:

  1. Este texto nos faz refletir sobre os valores do ser humano no mundo atual. Hoje frequenta-se a academia por vaidade, os shows mais badalados por aparência, gasta-se com roupas e sapatos caros e deixa-se de lado o espírito e a saúde.
    Na correria do dia-a-dia esquecemos de nós mesmos...
    Considero seu trabalho um alerta a este nosso descaso, a esta falta de amor e cuidado com este ser humano, o mais próximo dos próximos: NÓS MESMOS!

    Maria da Paz Villas-Bôas

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma experiência sobre a filosofia do "estar amorosamente presente", o resultado evidenciou uma mudança comportamental nos alunos de graduação a ela submetidos. Embora tenha sido aplicada a uma única turma em 2008pode-se afirmar que em maior escala a possibilidade de resultados positivos possam ser até melhores. Tal assertiva será comprovada nesta segundo semestre de 2009. Os resultados virão no final do ano quando, então, também divulgarei os resultados.
    Prof. Mariano Yoshitake, professor das Universidades Unicid e Uninove em São Paulo/Capital

    ResponderExcluir
  3. eliane de jesus9/8/09

    Este trabalho expressa a tessitura de uma trama que parece se confunfir com a tessitura e a trama da vida de sua autora, em sua incansável caminhada, em sua inquietante atitude de questionar a vida e em sua surpreendente disposição de escutar a resposta.
    Estar amorosamente presente é condição e conseqüência naturais e imbricadas ao processo essencial da educação. Impossível pensar e realizar a educação sem estar amorosamente presente.
    O cenário social em que contingências outras têm se configurado no chamado processo de 'educação superior' oportuniza, demanda e possibilita a proposição do "estar amorosamente presente" como uma metodologia para a prática docente.
    Este texto merece ser felicitado e festejado, pela ousada iniciativa de colocar em cena, de propor e de sustentar um discurso que resgata palavras e conceitos já em desuso no discurso acadêmico; em que pese o inevitável lastimar pelo fato de ter o homem conduzido a vida de tal modo que estamos a tal ponto... necessitando lembrar que não se pode realizar a educação como um fim, senão pelo meio do amor ... da presentificação do amor na relação consigo, com o outro, sempre.
    Desejo ( ah!, como desejo!!!) reflexão, discernimento, iniciativas outras...
    e realização.

    Eliane de Jesus

    09/08/09

    ResponderExcluir
  4. A prática pedagógica embasada em “Estar amorosamente presente”, é inteiramente consoante com aos anseios da nova sociedade globalizada e multireferencial que agora reclama uma mudança de valores afim de melhor incluir, na nossa práxis educativa, uma direção científica e metodológica capaz de inseminar o desenvolvimento humano em sua plenitude, considerando todas as perspectivas da existência humana nos aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais, estéticos, criativos, intuitivos e espirituais, buscando um equilíbrio dinâmico que indique um caminho para a construção dos elementos físicos, psíquicos e morais e favoreça a evolução dos seres humanos de forma inteira e, logo, não fragmentada.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário Amorosamente Presente